Atividade Física e Saúde Mental

04-02-2024

Um tema cada vez mais debatido é se de facto a Saúde Mental de alguém é afetada pela atividade física que esse alguém pratica . Será que o corpo necessita de se mexer de forma a preservar a saúde mental ? de forma a que o cérebro se mantenha na plenitude das suas funções ? 

O exercício físico é fundamental. A atividade física faz muito mais do que ajudar a evitar algumas patologias, aumenta a qualidade de vida e fortalece a nossa saúde. Embora exercício físico e atividade física não sejam sinônimos. 

Os benefícios da atividade física são bem conhecidos e têm vindo a ser divulgados cada vez mais : redução da mortalidade por doenças coronárias (por exemplo, enfarte) e diminuição do número de hospitalizações em doentes com hipertensão, síndrome metabólico, diabetes tipo II, doença pulmonar obstrutiva crónica ou asma, redução da dor osteoarticular, prevenção de quedas e fraturas. São ainda reconhecidos efeitos positivos na área da saúde mental e psiquiatria. 

O exercício físico contribui para uma melhor autoestima, estimula a organização de rotinas de forma a manter o cérebro ativo e a socialização. Ser fisicamente ativo ajuda a reduzir o stress e a ansiedade, podendo também ser um elemento importante na prevenção de problemas de saúde mental. Por exemplo, o risco de depressão e demência é cerca de 20-30% menor em adultos com atividade física regular. 

As pessoas que se exercitam de forma regular tendem a fazê-lo porque o exercício fornece uma enorme sensação de bem-estar( libertação de hormonas como dopamina). Por consequência sentem mais energia durante o dia, dormem melhor , têm memórias mais nítidas e sentem-se mais relaxados e positivos sobre si mesmos e as suas vidas. 

O Cérebro emite um sinal quando existe pouco movimento durante um tempo considerável ( sedentarismo) de forma a reequilibrar a produção de serotonina, dopamina e endorfina.

Quando em desequilíbrio, essas hormonas podem levar a transtornos mentais, especialmente à depressão. A atividade física para saúde mental torna-se, então, um desejo do próprio organismo para aliviar o mau humor, a indisposição e o mal-estar.

Ao se mexer-se , o corpo pode reduzir o stress diminuindo o Cortisol ( cujo aumento causa dificuldade na aprendizagem, lapsos de memória, aumento de peso, diminuição do apetite, entre outros.) Aumenta a qualidade do sono , pois ajuda o corpo a entrar em um estado profundo durante o sono o que ajuda a recuperar com mais qualidade de todo o desgaste provocado pela rotina diária.

Por vezes pode ser difícil ser consistente na prática de exercício físico ou ter atividade física durante um tempo que veja resultados, no entanto poderá seguir práticas que facilitarão o processo e a criação de hábitos, a saber:

  • Escolher uma atividade que goste e que se ajuste à sua rotina. O exercício físico deve ser divertido;
  • Variedade é essencial de forma a estimular o cérebro ;
  • Não deixar que os programas de exercício sejam uma despesa muito grande e com isso aumentar a ansiedade;
O Viajante - R. 5 de Outubro 27, 8300-127 Silves
Todos os direitos reservados 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora