Atividade Física e quando a coluna dá sinal ?
Atividade Física e mais atividade Física e sendo este o 7º artigo desde que iniciei este blogue , irei falar da parte do corpo que as pessoas mais se queixam quando iniciam a pratica de exercício físico, a Coluna.
Composta por 33 vértebras , a Coluna possui diferentes fases. Cervical ,Dorsal, Lombar, Sacro e Cóccix . A Cervical possui 7 vértebras sendo a 1º vertebra chamada de " Atlas" , a 2º de " Asis ".
Existem 33 vértebras na coluna, que são divididas em partes ou segmentos, da seguinte forma:
- Cervical: 7 vértebras (C1 a C7);
- Torácica ou dorsal: 12 vértebras (T1 a T12 ou D1 a D12);
- Lombar: 5 vértebras: (L1 a L5);
- Sacral: 5 vértebras fundidas (S1 a S5);
- Coccígea: 4 vértebras fundidas;

A coluna vertebral tem função de sustentação de carga, locomoção, equilíbrio e proteção dos elementos neurais (nervos). É formada por vértebras, discos intervertebrais, músculos e ligamentos.
No interior da coluna localizam-se os nervos, incluindo a medula espinal e raízes nervosas. A coluna vista de frente deve ser retilínea, porém existem curvaturas naturais quando a coluna vertebral é observada de lado. Essas curvaturas são chamadas cifose (coluna torácica) e lordose (coluna cervical e coluna lombar), sendo que essa última está localizada na parte inferior das costas.
Podia abordar o que são as vértebras , discos Intervertebrais, articulações facetarias, forame intervertebral, ligamentos, cápsula articular ou as estruturas nervosas envolvendo a coluna, mas o foco será apenas os distúrbios provenientes de más posturas ou de movimentos repetitivos.
Irei abordas apenas 3 situações : Escoliose, Hiperlordose e Hipercifose .

A coluna vertebral normal tem curvas que fazem com que a zona mais alta do tronco (região torácica) se projete um pouco para fora (cifose) e a zona lombar ligeiramente para dentro (lordose). Contudo, há pessoas que têm curvas para os lados. Estas curvas não são naturais e chamam-se Escolioses. Ao contrário das más posturas, estas curvas não se corrigem apenas por endireitar os ombros ou sentar-se direito.
A escoliose é uma doença complexa caracterizada pela existência de uma deformidade grave, em vários planos, e que envolve vários segmentos da coluna vertebral.
Este tipo de deformação da coluna vertebral afeta, globalmente, cerca de duas em cada 100 pessoas. No entanto, existe uma forte tendência familiar: se algum elemento da família tiver escoliose, este número aumenta para cerca de 20%.Classifica-se em dois tipos escoliose: escoliose funcional e escoliose estrutural.
No tipo funcional, a deformidade ainda não está instalada definitivamente, pois não atinge as estruturas ósseas, somente os músculos; e no tipo estrutural, a curvatura já atinge as vértebras e se fixa. Existem vários tipos de Escoliose como :Escoliose congênita (de nascença),escoliose neuromuscular, escoliose idiopática, escoliose pós-traumática ,escoliose Degenerativa do adulto.
Sinais físicos que podem evidenciar uma escoliose:
- A cintura pode parecer desigual;
- Os ombros ou os quadris se mostram assimétricos;
- Um lado da caixa torácica ou uma perna pode parecer menor que a outra;
- O corpo se inclina mais para um lado;
- Dores musculares, de intensidade leve ou alta, a depender de cada caso;
- Sensação de fadiga nas costas, especialmente após um período prolongado na posição sentada ou em pé;
- Fatores psicológicos;
Sem um tratamento adequado, veja as complicações que podem surgir à sua saúde :
- Problemas emocionais;
- Problemas respiratórios;
- Progressão cada vez maior da curvatura, principalmente, em crianças;
- Danos na medula ou no nervo espinhal;
- Infecção na coluna vertebral;
- Dor na coluna lombar em adultos;
- Extrema dificuldade do encaixe dos ossos.

A Hipercifose é o aumento do grau da curvatura da coluna torácica, dando a impressão de uma "corcunda". Essa alteração ocorre por diversos fatores, podendo ser uma alteração postural, por fraturas de osteoporose ou por patologias mais agravantes, como exemplos a Doença de Scheuermann e a espondilite anquilosante. A Hiperlordose é o aumento do grau da curvatura da coluna cervical e/ou lombar. Na lombar, originando-se de diversos fatores, como alterações genéticas e fraqueza muscular.
A condição tende a gerar dores na região da coluna, principalmente, quando o indivíduo produz atividades que exijam bastante esforço ou durante a realização de movimentos repetitivos. Ambos os casos de alterações posturais, hipercifose e hiperlordose, podem ser tratados com a fisioterapia, por meio de exercícios específicos e técnicas de correções posturais.
O que fazer depois de se detectar tal deformação ? Em alguns casos, pode-se usar coletes, palmilhas e colchões específicos, associando-se ao tratamento. Após o Diagnostico, através de correções posturais é possível aliviar as dores associadas ou irradiar as mesmas , porém é preciso tempo e em alguns casos mais graves apenas com cirurgia isso é possível. A hiperlordose lombar está associada a uma anteversão pélvica e consequentemente um realinhamento de todas as outras curvas da coluna para uma compensação.
A anteversão pélvica pode estar associada a um desequilíbrio dos músculos abdominal e glúteos, que estão enfraquecidos, e na musculatura lombar que se apresenta encurtada. Já a retificação da lordose lombar está associada à retroversão da pelve, originando coluna plana, com diminuição da mobilidade. A hiperlordose cervical é caracterizada por uma proeminência da cabeça. A retificação da lordose cervical se caracteriza pela diminuição da lordose e consequentemente um pescoço reto, com diminuição de mobilidade.
Exercícios para hiperlordose e hipercifose e Escoliose
A prática regular de exercício físico é fundamental para tratar e mesmo prevenir muitas patologias. Os próprios desvios posturais, como a hiperlordose e hipercifose, podem contar com exercícios específicos no processo de tratamento. A inibição e ativação de certos músculos têm de ser feita de forma a reduzir o impacto da má postura diária. Qualquer pessoa e, principalmente pacientes com desvios posturais, devem contar com as orientações ao realizar qualquer exercício. A atividade física não deve ser o único procedimento adotado para o tratamento, ela é complementar a outros procedimentos, trazendo algum alivio nas dores que a pessoa possa sentir.
Uma das principais atividades orientadas ao paciente com desvios posturais ou qualquer outro problema na coluna vertebral, é o Pilates que oferece exercícios de baixo impacto. O Yoga também pode ser praticado e outras modalidades envolvendo a isometria de posturas benéficas ao corpo.
Concluindo , a coluna é sempre requisitada seja qual for o movimento associado e portanto convém ter a postura certa ao realizar as atividades do quotidiano. Ter um acompanhamento e alguém que veja o movimento a partir de fora aquando a prática de atividade física torna-se essencial quando se possui algum desvio não natural.