Atividade Física e os benefícios nas diferentes fases da vida Parte 1

16-02-2024

Depois de 9º artigos escritos , com base na Ciência e nas diferentes matérias que fui aprendendo , irei deixar a minha opinião sobre o quão importante é sermos ativos. Deixando a nomenclatura e nomes técnicos de lado , este texto será um pouco fora do que é habitual neste blogue.

Quanto mais cedo começarmos a praticar uma modalidade melhor, desde artes marciais até futebol entre outros desportos, tudo é válido quando o assunto é atividade física, independentemente do género, etnia, idade entre outros fatores que influenciam a nossa performance individual e coletiva dependendo dos objetivos a que nos propomos . Mantendo em mente que atividade física, exercício físico e desporto são coisas diferentes.

Durante a infância é importante diversificar e experimentar vários tipos de modalidades , até para percebermos qual é a modalidade que temos mais "jeito" por assim dizer, treinando tanto a nível físico como mental , percebendo de que forma o coletivo trabalha para um objetivo comum .

Para alguns cientistas essa fase é dividida em 3 etapas:

  • Primeira infância: do nascimento aos 3 anos de idade;
  • Segunda infância: dos 3 aos 6 anos;
  • Terceira infância: dos 6 aos 11 anos.

O desporto rei em Portugal é inevitavelmente o Futebol, aquele que gera mais entusiasmo , de crianças até idosos , não há como ficar indiferente ao futebol , embora existam tantos outros desportos , muitas são as crianças que começam com a atividade escolar que se exige nas escolas mas com o futebol no pensamento, claro que existe sempre quem prefira Basquetebol, Andebol , Futsal ou outros desportos. O futebol é paixão em andamento , é um conjunto de emoções , dos gritos de " golo " aos suspiros quando a bola vai à trave, é um desporto que apaixona os seus intervenientes , mesmo quando é praticado naquele bairro só com uma baliza e em que se joga apenas por se gostar. 

O importante é perceber como é bom o " mexer-se " , fazer algo sempre é melhor que não fazer nada , a saúde tanto a nível físico como mental irão agradecer, mas isto vocês que estão a ler, já sabem , portanto irei escrever algo fora da caixa .

 A educação que se pratica em Portugal não promove o bem-estar a nível físico , na medida em que nas escolas , passamos grande parte do tempo sentados , as crianças de um modo geral , estão cada vez mais sedentárias e com maus hábitos alimentares fruto de uma estrutura de ensino com claros défices no que à saúde diz respeito. As crianças deviam usufruir de mais tempo para se exercitar, deviam ser implementadas medidas para a ativação muscular durante as matérias que são estudadas( por exemplo , o simples levantar da cadeira depois de 45 minutos sentado, medida essa que já está implementada em certas empresas). As pessoas que se encontram entre os 11 e os 20 anos passam por uma indefinição geral do que praticar mas importante é praticar algo e com o tempo , ir focando cada vez mais em algo em que se é bom mas cada um no seu tempo.

A adolescência é dividida em:

  • Pré-adolescência ou adolescência menor: dos 11 aos 14 anos de idade;
  • Adolescência média: dos 14 aos 17 anos;
  • Adolescência maior ou juventude: dos 17 aos 20 anos.

Ao entrar na escola e consequentemente na faculdade e estando agora em uma nova fase, as pessoas devem ser mais criteriosas no desporto a praticar , na medida em que o tempo vai sendo gerido de outra forma. 

O stress do quotidiano aumenta , muitas preocupações surgem o que por vezes impossibilita a prática de exercício a horas convenientes , teremos certamente de fazer escolhas mas mais vale isso do que negligenciar a nossa saúde. Se for preciso ir treinar ás 5h da manha ou ás 23h , que assim o seja , os nossos músculos precisam de ser estimulados de forma a não regredirem e impossibilitarem uma melhor qualidade de vida. 

Acho que a palavra que mais descreve o que um adulto deve ter é " disciplina" , perceber que de nada vale ganhar dinheiro se perder saúde no processo , pois um dia mais tarde terá de gastar dinheiro para recuperar ( por vezes, nem é possível recuperar) a saúde perdida.

Ser " disciplinado " é saber que não importa como nos sentimos, existem coisas que tem de ser feitas , ter um emprego/trabalho, cuidar de uma casa, cuidar de uma família mas de certa forma ,implementar na rotina um tempo só nosso, um tempo em que refletimos , em que percebemos o que " vale a pena " e para finalizar até porque se trata apenas da Parte 1, percebermos que nos devemos exercitar não só a nível físico como mental. 

Neste texto , o meu principal objetivo é escrever entre coisas que todos sabemos , críticas construtivas ao ensino implementado em Portugal, ensino esse que carece de professores , carece de bons costumes e sobretudo , carece de uma sensibilização no que toca a atividade física e mental dos futuros adultos que estamos a criar. Um país que exporta tudo , incluindo jovens que se quiserem ter sucesso a nível físico , competindo ao mais alto nível , terão na maioria dos casos de sair de Portugal ( excluindo o Futebol que é talvez o desporto em que se pratica os salários mais elevados , até por ser a imagem de marca do país embora seja o hóquei a modalidade que mais dignifica Portugal) . 


O Viajante - R. 5 de Outubro 27, 8300-127 Silves
Todos os direitos reservados 2023
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora