Atividade Física e Ansiedade
Ansiedade, que efeitos pode ter quando se pratica Atividade Física?
Atividade Física é algo imprescindível para a saúde, podendo se iniciar em qualquer idade.
Cumprindo um requisito de apenas 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana, isso já traz inúmeros benefícios, mas de que forma a Ansiedade pode interferir na prática de qualquer desporto, na musculação ou outra qualquer atividade física ?

A Ansiedade é algo difícil de explicar , uma sensação de aperto , de que nada está bem ,começamos algo e logo apetece desistir por se pensar em demasia no futuro, por exemplo , numa série de 12 repetições de supino plano , uma pessoa com Ansiedade mesmo durante a série , perdesse na contagem, depois perdesse no numero de séries e mesmo antes de começar , no número de exercícios para aquele treino ou durante um jogo de futebol , ao olhar para o defesa contrário, pensa:" Ele vai chegar á bola primeiro que eu, para quê correr ..." e assim se desiste de um lance sem sequer tentar.
Ter um plano ajuda , mas a maior mudança terá de ser na componente mental , no controlo durante o exercício ou durante o desporto em si. A nível fisiológico, alterações na respiração , suores frios , tensão arterial , tudo isto muda de um momento para o outro mas é durante a prática de qualquer atividade física que os sintomas podem abrandar.
É como uma terapia necessária para a componente física mas sobretudo mental, um aumento na autoestima , um acalmar da mente devido à libertação de hormonas durante a prática de qualquer atividade física que se goste de fazer. Uma sensação de " Dever cumprido ", e tudo nesse dia se torna melhor depois de se fazer o que é preciso ser feito.
Mesmo uma simples caminhada já ajuda, Ansiedade é algo que se pode combater mas requer força de vontade, disciplina , resistência e capacidade para fazer todos os dias algo que precisa ser feito. È uma patologia cada vez mais comum devido ao excesso de estímulos presentes no dia a dia.
Todos os dias somos bombardeados com noticias na maioria más e previsões pessimistas de como será o futuro o que para qualquer pessoa se torna impossível não se pensar no amanhã , quanto mais para uma pessoa que sofre de Ansiedade. A nível sensorial , tanto a TV como na rádio ou qualquer rede social , somos atropelados por informações por vezes falsas de que novos métodos de burla ou outra qualquer invenção virá para tirar o tapete onde os nossos pés pisam .
Para pessoas com Ansiedade a recomendação que faço é : apontem sempre o que querem fazer, pois isso obriga a que pensem no presente e obriga o cérebro a pensar em uma perspectiva mais curta do que pode acontecer em vez de pensar no longo prazo. Apontem cada série , cada exercício mesmo tendo um plano de treino à frente. Vejam o jogo de futebol que acabaram de jogar e pensem se podiam " chegar aquela bola longa que o vosso colega de equipa chutou com tanta força ", talvez o mais importante seja ver algo do ponto de vista externo , ver o lance de outra perspectiva , algo que podemos levar para vida pessoal ou profissional . Ter a noção de como somos vistos pelos olhos de outra pessoa é essencial para se pensar mais no presente em vez de fazer ideologias de como será o futuro. Seja na musculação ou na prática de qualquer desporto, a componente mental pode ser trabalhada e no caso da Ansiedade o acompanhamento tem de ser dobrado , fazendo a pessoa perceber que não está sozinha e que as suas dores são as dores do seu treinador.
Como PT que sou , durante um plano de treino para alguém que sofra de ansiedade, tenho de perceber que por vezes a pessoa se irá perder nas contagens e não por estar a custar , mas sim por ser algo que precisa ser corrigido através da repetição de um padrão de exercícios quantas vezes forem necessárias até ficar automatizado. Os cuidados a ter são dobrados pois a distração ou outro qualquer fator se pode fazer sentir a um ritmo superior antes, durante e depois do exercício.